Quem Somos Documentos Notícias Projectos Como ajudar Apoios e Parcerias Contactos

Quem Somos

Bilhete de Identidade

A Associação Corações com Coroa é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) nascida em 2012 a partir de vontades com disponibilidade e entrega, para promover uma cultura de solidariedade, igualdade de oportunidades e inclusão sócio- afectiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.


A CCC não é uma associação caritativa, no sentido de se transformar num banco de bens, mas antes, quer crescer como uma associação de apoio e de intervenção social, em respeito pelos direitos fundamentais de todas as pessoas.

Missão

 Desenvolver uma forte componente de PREVENÇÃO e de ACTUAÇÃO DIRECTA que contribua para a resolução de problemas e/ou riscos.

Contribuir para a capacitação de meninas, jovens e mulheres. A Igualdade de Género é uma estratégia eficaz para Combater a Pobreza e a Exclusão Social.

 Garantir o desenvolvimento de uma consciência social e política em torno do lema – Apoiar uma mulher é apoiar uma família, uma comunidade, um país. Sabemos que quando as mulheres têm oportunidades, são saudáveis, têm acesso a educação e fazem livre e conscientemente as suas escolhas, existem benefícios, noutras áreas, como a redução da pobreza, a educação, e a sustentabilidade de recursos naturais.

Vamos:

 Trabalhar para que a Corações com Coroa seja um espaço de inclusão, formação, participação cívica e apoio, promovendo o acesso a cuidados de saúde e educação em prol da autonomia, autoconfiança e protecção.

 Informar, comunicar e partilhar, com base nos princípios que nos unem, porque sabemos que estamos a apoiar e investir na igualdade de oportunidades.

 Alertar responsáveis e agentes de decisão técnica e política para necessidades não resolvidas, nas áreas de actuação específicas da Corações com Coroa.

Promover respostas sociais que ajudem a prevenir e a contrariar a exclusão das crianças, das jovens e das mulheres e apoiar mães, que por força das circunstâncias não consigam assegurar aos seus filhos e filhas uma educação completa que os estimule e prepare para o futuro.

 Apoiar e acompanhar a construção de um roteiro de vida pessoal, com inclusão, igualdade e cidadania, com base na procura de trabalho digno, na tomada de consciência dos direitos, no combate à discriminação e violência, na promoção da educação, da saúde e da capacitação de estímulos.

 Contrariar os dados observados em algumas sociedades e países e, através de programas de inclusão e promoção com base no género, produzir, a médio e longo prazo, resultados positivos de Desenvolvimento Humano.

 Promover a igualdade de oportunidades para que um maior número de crianças, jovens e adultos sejam actores de mudança e responsabilidade para o desenvolvimento do nosso país e mundo.

 Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e uma economia mais sustentável.


Porque Acreditamos:

 Na intervenção social, no trabalho em rede e nas parcerias, por isso queremos funcionar em complementariedade com pessoas e instituições do terreno – Juntas de Freguesia e Autarquias, escolas e centros de saúde, ONG e amigos -;

 Na Inclusão Social, como princípio pró-activo de Direitos Humanos;

 Que as relações intergeracionais saudáveis produzem resultados eficazes para o desenvolvimento dos países e comunidades;

 Que podemos fazer a diferença porque connosco estão pessoas conhecedoras destas realidades e que, tendo trabalhado no terreno durante toda a vida, nos motivam, apoiam e mobilizam todos os dias.

Corpos Sociais

Catarina Furtado
Direcção
Catarina Furtado, apresentadora, actriz e documentarista. Fundadora e Presidente da Associação Corações com Coroa. Na continuidade da sua experiência enquanto Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) desde 2000, em 2012 cria a CCC. É co-autora de três séries documentais “Príncipes do Nada” e também dos quatro documentários “Dar Vida sem Morrer” na Guiné Bissau. Em 2010 foi convidada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon para participar como Oradora na Cimeira do Milénio em Nova Iorque enquanto “Campeã dos ODM” e na Abertura Oficial do Ano Internacional da Juventude. Desde 2000 tem sido Oradora convidada na Apresentação Pública do Relatório sobre o Estado da População Mundial, na Assembleia da República e Ministério dos Negócios Estrangeiros. Ao longo destes anos tem sido inúmeras vezes convidada a participar em iniciativas de Educação para o Desenvolvimento, Educação para a Cidadania e Advocacy no Parlamento, Escolas, Universidades, ONG, Associações de Empresas e tem feito muitas visitas de trabalho a países em desenvolvimento e participações em reuniões internacionais.
Ana Magalhães
Direcção
Depois da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, no ISLA/1996 e da Pós-graduação em Comunicação e Imagem no IADE/2002, fez o Curso de Joalharia na Escola Contacto Directo e frequentou o Curso Profissional de Formação de Actores na ACT – Escola de Actores. Da experiência profissional gosta de referir que além de sócia fundadora da Cafetaria e Galeria Love Store, também foi sócia fundadora do atelier Lua de Luz. De 1999 a 2004 foi responsável pela Direcção do Gabinete de Comunicação e Imagem, e Coordenadora da área de Recursos Humanos da Auto-Estradas do Atlântico S.A. e de 1996 a 1999, Coordenadora do Planeamento e Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos, da Bento Pedroso Construções S.A. (Grupo Odebrecht). Para além da Direcção da Associação Corações com Coroa, que ajudou a fundar em Janeiro de 2012, a nível associativo integrou entre 1998 e 2006 a Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos, em representação da qual integrou o Júri do Prémio “Igualdade é Qualidade” promovido pela CITE – Comissão para a igualdade no trabalho e emprego
Ana Torres
Direcção
Infância feliz repleta de afectos de pais, irmãos, avós, bisavós, tios e primos. Adolescência feliz com professores extraordinários. Juventude feliz com o despertar de uma revolução. 28 anos de vida profissional muito gratificante, ligada à televisão, cinema e teatro. Actualmente ligada à responsabilidade social através da Associação Corações com Coroa. Em 2014 voltou à produção de televisão que concilia com o voluntariado.
Assembleia Geral
Ana Lúcia Valente
Secretária
Bela Branquinho
Presidente
Conselho Fiscal
João Reis
Vogal
André Riscado
Vogal
Rui Calapez
Presidente
Técnico Ofical de Contas da Associação
Joaquim Costa Lima
HippValue