Quem Somos Documentos Notícias Projectos Como ajudar Apoios e Parcerias Contactos

Eu Escolho Porque (Já) Sei

Ao longo dos anos da sua existência, a Associação Corações com Coroa tem vindo a trabalhar de perto com mulheres e raparigas em situação ou em risco de exclusão e vulnerabilidade social e económica. Através de projetos como o Corações XXL ou Atendimento Gratuito disponibilizado a raparigas e mulheres, a CCC tem vindo a conseguir identificar e a fazer o levantamento de um conjunto de necessidades a nível comunitário.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (2010), as mulheres estão em maior risco de pobreza, e são uma grande parte dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção. A isto acresce o facto de a maior parte das famílias monoparentais serem formadas por mulheres. Para além disto, e de acordo com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (2013), as mulheres ganham em média menos 17,9% do que os homens, uma disparidade salarial que não tem vindo a diminuir com o aumento da escolarização das mulheres. A estas vulnerabilidades com claras marcas de género, acresce-se, para muitas mulheres, um outro conjunto: raparigas e mulheres vítimas de violência e exclusão social estão ainda em maior risco.

Mães em contexto de vulnerabilidade e/ou discriminação podem-se ver muitas vezes deparadas com problemas a nível da (re)inserção no mercado de trabalho, ou até mesmo de (re)inserção social. Diferentes casos têm diferentes consequências, mas um dos fatores a ponderar e que muitas vezes não se tem em conta é o impacto psicológico e a nível de auto-estima que raparigas e mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência enfrentam.

 

O Curso

Na CCC acreditamos no potencial de cada uma destas jovens e mulheres. Acreditamos que trabalhando com elas competências desde a literacia informática até à gestão da sua imagem e auto-estima, lhes será possível uma melhor (re)integração no mercado de trabalho e até no seu quotidiano. 

A par e passo com este curso, cada uma das participantes terá também acesso a todos os serviços prestados pela CCC a nível do acompanhamento bio-psico-social, apoiando-as na construção de um roteiro adaptado a cada uma que promova a sua autonomia, independência e capacidade de perseverar num mundo cada vez mais marcado por desigualdades estruturais que impedem muitas raparigas e mulheres de conseguir levar vidas dignas e realizadas.

 

Objectivos:

- Construção de um projecto de vida sustentável e satisfatório;

- Vínculo ao meio social através do desenvolvimento harmonioso e cívico, como pessoa e cidadã participante, com direitos;

- Autonomia e estabilidade;

- Condições para poder escolher e atingir o potencial de cada uma;

- Aquisição de conhecimentos, ferramentas, competências, atitudes, hábitos e comportamentos saudáveis.

 

A concretização deste projecto será possível através da parceria com o blog My Happy Kids by Filipa Cortez Faria e o Kids Market, e também da generosa contribuição de todas as pessoas que visitam o Kids Market, nas suas edições de 2017 e 2018.