Quem Somos Documentos Notícias Projectos Como ajudar Apoios e Parcerias Contactos

Conferência e Prémio Corações Capazes de Construir

PRÉMIO COMUNICAÇÃO CORAÇÕES CAPAZES DE CONSTRUIR

Regulamento 2019

Ficha de Candidatura 2019

Na Associação Corações com Coroa, através do nosso trabalho e reflexão, conhecemos alguns dos avanços e desafios que se colocam à Igualdade, aos Direitos Humanos e à Cidadania em Portugal e no Mundo. Acreditamos que ao informar, comunicar e partilhar estes temas, contribuímos também para aprofundar a acção nas agendas públicas e políticas e o empoderamento individual e da sociedade civil.

O Prémio Comunicação Corações Capazes de Construir resulta de uma parceria com a Missão Continente e visa distinguir trabalhos de comunicação (televisão, rádio, imprensa, multimédia) difundidos em Portugal e que se destaquem na promoção do conhecimento, informação, sensibilização e protecção dos Direitos Humanos numa perspectiva de igualdade de direitos e oportunidades bem como de inclusão social e no contexto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Compreende as categorias de Jornalismo e Campanha que concorrem separadamente e o júri é constituído por elementos ligados à comunicação social e às temáticas cujo Prémio aborda para além de um representante da Corações com Coroa e outro da Missão Continente. O prémio para cada categoria é de 2.500 euros.

A cerimónia de entrega dos prémios acontece anualmente e é também o momento que escolhemos para reflectir e debater sobre temas relacionados com a CCC, suas causas e missão. Desde 2013, as conferências são um momento muito importante de partilha com o público. Em edições passadas contámos com as honrosas presenças de Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Sampaio, Tiago Brandão Rodrigues, Guilherme d'Oliveira Martins, Catarina Marcelino, Maria José Morgado, Maria Emília Brederode Santos, Ricardo Araújo Pereira, Valter Hugo Mãe, entre muitos outros. Entre os temas abordados estão “Como se esconde a Desigualdade em Portugal”, "Jovens: A maior geração de sempre, a solução para o desenvolvimento glocal", “O Palco aos Direitos Humanos”, “O Poder da Educação na Conquista da Igualdade” e "Adolescência - Com riscos se traça o futuro".

Os vencedores da edição de 2018 do Prémio foram:

Categoria Jornalismo
Vencedor: “Série Racismo à Portuguesa”, de Joana Gorjão Henriques, Jornal Público
Menção honrosa: “As mulheres ciganas existem. E resistem.”, Andreia Friaças e Pedro Botelho, Sapo 24

Categoria Campanha
Vencedor: “Minutos de Igualdade”, Agência KISS para Comissão de Igualdade de Género
Menção honrosa: “Sonhos”, Agência FCB Lisboa para Comité Paralímpico de Portugal

Mais informação sobre temas, oradores e premiados aqui:

Conferências CCC

Vencedores/as Prémio Corações Capazes de Construir