top of page

Menarca regressa à Escola

Atualizado: 27 de jun. de 2023

O projeto “Menarca Vai à Escola”, que trabalha as temáticas da dignidade menstrual e sustentabilidade agora com estudantes do 6º ano, arrancou este ano letivo 2022/2023 na escola Pintor Almada Negreiros, em Lisboa.



Os mitos que persistem sobre a menstruação foram desconstruídos pelas médicas de Medicina Geral e Familiar que integram o projeto, Catarina Soares e Rafaela Ventura, que procuraram ir ao encontro das dúvidas de alunos e alunas — algumas das raparigas ainda não eram menstruadas e foram muitas as perguntas sobre a puberdade e as mudanças que o iniciar do ciclo menstrual iria provocar nos seus corpos.


As técnicas da CCC e a mentora do movimento #todasmerecemos Joana Seixas trabalharam depois as questões da pobreza menstrual e sustentabilidade, esclarecendo algumas dúvidas sobre recolectores menstruais reutilizáveis como o copo menstrual. Tal como no projeto-piloto, a associação entregou às raparigas um carderninho informativo e um par de cuecas menstruais reutilizáveis, com indicações de utilização e lavagem.


Com apoio do PRR — Plano de Recuperação e Resiliência, e com a Câmara Municipal de Lisboa como parceira, a Corações Com Coroa propôs-se a implementar o projeto “A Menarca Vai À Escola” até 2025 em três freguesias da capital: Lumiar, Santa e Marvila.


Da candidatura faz ainda parte o desafio de lançar uma aplicação com calendário menstrual e uma calculadora da pegada ambiental menstrual, que permita amplificar o impacto deste projeto, além turmas. A apresentação e lançamento da App está prevista para o ano letivo 2023/2024.





Comments


regulment e candidatura
CCC_apoiosArtboard 69.png
bottom of page