Quem Somos Documentos Notícias Projectos Como ajudar Apoios e Parcerias Contactos

#todasmerecemos

A menstruação é um tabu e continua a ser uma desvantagem social para milhões de meninas e mulheres em Portugal e no mundo, pelo preconceito, mas também pela falta de acesso a água, saneamento e pelo custo dos produtos de higiene. 

A pobreza menstrual é um foco de exclusão social, que promove a desigualdade de género e que não podemos continuar a ignorar.

A Corações Com Coroa quer fazer parte da mudança e por isso irá desenvolver o projeto #todasmerecemos, criado por Isabel Abreu, Joana Seixas e Joana Guerra Tadeu.

O #todasmerecemos pretende ser uma solução efetiva, duradoura, económica e ambientalmente sustentável para que a menstruação deixe de ser um fator de desigualdade e discriminação para quem a tem. 

Quer:

— Facilitar o acesso a produtos menstruais saudáveis, duradouros e ecológicos.

— Apoiar  e desenvolver iniciativas específicas de informação, formação e educação, transversais a todos os públicos, relativos à menstruação enquanto questão de género, de desenvolvimento biopsicossocial e de Direitos Humanos.

— Empoderar raparigas e mulheres.

— Alertar os decisores políticos para mudanças necessárias sobre esta matéria .

 A iniciativa foi revelada na IX Conferência Corações Com Coroa e VIII Prémio de Comunicação Capazes de Construir, a 3 de maio de 2021, na Fundação Calouste Gulbenkian. 

A 28 de maio, Dia Internacional da Higiene Menstrual, decorre a apresentação oficial do projeto e o lançamento do site #todasmerecemos [www.todasmerecemos.org].

O ciclo menstrual é um bem social!

Saiba mais aqui