top of page

CCC Café Convida... com Teresa Salgueiro

Atualizado: 13 de dez. de 2022

A voz extraordinária de Teresa Salgueiro marcou o regresso das tertúlias CCC Café Convida, numa tarde de magia e palavras, que terminou com o soprar de velas do 5ª aniversário do CCC Café.


Teresa Salgueiro, acompanhada por Ana Gonçalves Albino, Catarina Silva, Rui Lobato e Sofia Queirós, um coletivo muito feminino, apresentou um showcase arrepiante para as mais de 120 pessoas.


Vencedora do prémio feminista da associação espanhola Club das 25, que sentiu “como uma convocatória”, Teresa Salgueiro participou também no debate.


“Como o retrocesso nos Direitos Humanos põe em perigo todos os Direitos Humanos”, foi o tema da conversa, moderada por Catarina Furtado, que contou também com Tiago Rolino, investigador do CES, Universidade de Coimbra.


Tiago Rolino sublinhou que “o contrário da igualdade é a desigualdade e não a diferença” e lembrou que os perigos existem, também em Portugal, dando como exemplo o questionar do fim da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que “não faz mais do que ensinar a igualdade”.




Teresa Salgueiro deu também um testemunho pessoal e apelou a todos os homens a assumirem os direitos das mulheres como uma causa também sua. E, a partir do público, Patrícia Cardoso contou como a objeção de consciência faz com que a lei da IVG não seja cumprida em muitos hospitais do país.





A luta das mulheres iranianas, pela revolta com a morte de Masha Amini, foi lembrada por Catarina Furtado e referida ao longo da tarde, numa conversa viva e muito participada.


regulment e candidatura
CCC_apoiosArtboard 69.png
bottom of page