top of page

Mulheres. Vida. Liberdade.

No dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro, a Corações Com Coroa lança um vídeo de sensibilização para a falta de liberdade das mulheres, a lembrar os gritos de apelo que os jovens e as raparigas têm feito ecoar nas ruas do país, desde a morte de Masha Amini.




As palavras de poetas clássicos da Pérsia, Ferdowsi e Saadi, são ditas em farsi pelo ator iraniano Navid Negahban, refugiado nos Estados Unidos e conhecido pela participação em séries como 24, Homeland ou Alladin, e pela pianista Shala Deyhim, que prossegue a residir em Cascais a sua carreira internacional. O ator João Reis interpreta a tradução em português. O vídeo, gravado no São Nobre do Teatro da Trindade – Inatel, com o apoio de António Medeiros e Carla Duque, tem realização de Carla Pires. A música foi cedida pela pianista e professora do Conservatório do Porto ainda Sigahrian.


A situação no Irão tem vindo a agravar-se, desde que a jovem Masha Amini, de 22 anos, detida pela polícia da moralidade por uso indevido do véu, foi espancada e morta. Os protestos forma fortemente punidos pelo regime e Mohen Shekari, de 23 anos, foi o primeiro jovem condenado a ser executado.

O Irão está entre os três países que as Nações Unidas que mais violam os Direitos Humanos, com a Coreia do Norte e a Síria.


O regime iraniano é responsável pela detenções e execuções, de dissidentes políticos, jornalistas, pratica tortura e priva os cidadãos de direitos básicos como a liberdade de expressão e reunião.


Comments


regulment e candidatura
CCC_apoiosArtboard 69.png
bottom of page